A Fundação do Câncer, em parceria com a Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer (Abificc), realizou o Curso de Qualificação em Registros de Câncer, uma iniciativa para aprimorar a formação de profissionais da saúde que atuam nessa área. Realizado em formato online, o curso aconteceu de 28 de novembro até o dia 10 de dezembro, permitindo que participantes de diferentes regiões do Brasil pudessem ter acesso.
Com 80 horas/aula, 6 módulos e um enfoque técnico, o curso ofereceu capacitação sobre a coleta, análise e gerenciamento de informações oncológicas de forma competente, ética e responsável. As aulas foram ministradas pela bióloga Rejane Reis, a estatística Fernanda Lima e o consultor médico Alfredo Scaff. “Cada módulo foi planejado para aprofundar o conhecimento e reforçar a importância de registros confiáveis para a formulação de ações de controle do câncer”, diz o diretor executivo da Fundação, Luiz Augusto Maltoni.
De acordo com Alfredo Scaff, que é coordenador do curso, a qualificação dos profissionais que lidam com os registros é fundamental para o cenário da Oncologia no país. “Os registros de câncer são a base para a construção de informações de qualidade, que direcionam desde a pesquisa científica até a elaboração de políticas públicas. Capacitar esses profissionais é uma contribuição direta para o controle do câncer no Brasil”, observa o epidemiologista.
A importância de iniciativas como esta é destacada pelo cenário atual dos registros de câncer no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente existem mais de 20 Registros de Câncer de Base Populacional em atividade no país. “Esse número ressalta a necessidade de qualificar e ampliar a coleta e análise desse tipo de informação. O curso é um primeiro passo para atender a essa demanda. Nossa expectativa para as próximas edições é expandir o alcance, capacitando cada vez mais profissionais e fortalecendo a rede de registros de câncer em todo o Brasil”, destaca Pascoal Marracini, presidente da Abificc.